quinta-feira, dezembro 23, 2004

Leituras

Cheguei a dizer que "A Conquista da Gália" era um livro absolutamente espectacular? Pois fica dito. Infelizmente chegou ao fim. Conto ler "A Guerra Civil" um dia destes...

And now for something completely different..., ou em parte até talvez não...

"Black Elk Speaks" é o título do livro que comecei hoje a ler. Parto para a leitura com a maior das expectativas, na crença de que é um livro extraordinário. Sinto que não me vai desiludir. É talvez o único clássico religioso do século XX e, não obstante, conto aprender alguma coisa com ele. :-) Talvez apreciar o que é Belo e identificar o que é Certo. Ou simplesmente comover-me com a visão do mundo de outra pessoa. O livro é o relato de um segundo primo do chefe Sioux Ogalala Crazy Horse, de nome Black Elk, a um poeta americano que faz aqui de repórter etnográfico ou algo mais. É um relato real, não se trata de uma obra de ficção, e foi escrito por volta de 1930. Enfim, cá vai um excerto do prefácio:

"Black Elk, with his near-blind stare fixed on the ground, seemed to have forgotten us. I was about to break the silence by way of getting something started, when the old man looked up to Flying Hawk, the interpreter, and said (speaking Sioux, for he knew no English): "As I sit here, I can feel in this man beside me a strong desire to know the things of the Other World. He has been sent to learn what I know, and I will teach him.""

Sem comentários: