Mea culpa pelo atraso mas há dois epísódios do Martim que não podem ficar por contar, e que aconteceram ainda antes das férias.
Houve aí uns dias em que notámos que ele andava queixoso de que na escola o empurravam e lhe batiam. Queixava-se em particular de duas colegas. Como achávamos que aquilo já era demais, tentámos introduzi-lo à didática da defesa pessoal. Basicamente, dissemos-lhe que nesses casos, após se queixar à Educadora, e não havendo melhoria da situação, ele se deveria defender usando a força. Ora o que nós haviamos de dizer: "Mas eu não posso bater aos meus amigos!" E eu lá tentei insistir, mas ele chorava, e com um moralismo perfeitamente irrazoável lançou duas ou três farpas certeiras: "Pai, eu não quero que digas isso [...] Mas dizem isso em todas as casas? Se dizem isso em todas as casas, eu não quero morar em nenhuma! Vou morar para a rua!" - disse mesmo isto, a sério, não estou a gozar. Fiquei perplexo. Enfim, ainda tentámos o conceito da legítima defesa, que foi um pouco melhor tolerado, mas ficou bem claro que ele não se ia defender coisa nenhuma. A Educadora (Marta), quando o Avô Bilo lhe pôs a par deste episódio, ficou basicamente muito satisfeita! E efectivamente pelo menos uma das miúdas ficou um bocado intimidada por conhecer o Avô do Martim, e com uns ralhetes aqui e ali a coisa agora parece estar melhor. Mas foi agreste.
Outra ocasião, a Marta chegou bastante atrasada e apenas a (Auxiliar) Sandra ficou com os miúdos. Ao que parece, fizeram-se valer da vantagem e portaram-se bastante mal. Quando a Marta chegou a Sandra pintou um negro quadro do comportamento da turma, tendo a Marta dito que a Sandra ia ficar doente de se ter zangado tanto, e que se calhar não ia poder lá estar para tomar conta deles. E que, pior ainda, a ela também deveria acontecer o mesmo. Está-se a ver os miúdos, todos de três anitos, meio murchos. Mas o Martim devia estar mesmo muito preocupado, porque ao ouvir isto sai-se logo com um "Oh, mas isso é TERRÍVEL!". Enfim, a cena era suposto ser dramática, mas foi demais para as professoras, que se largaram a rir... :-)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
É o meu sobrinho :-)
Enviar um comentário