sábado, janeiro 07, 2006

Relatório Martim - LVI

Grandes novidades. Recebemos a notícia na segunda-feira passada (primeiro dia de aulas após as Férias do Natal) que a Educadora do Martim (a Marta, da sala dos 3 anos) ia ser substituída por uma outra pessoa.
Fomos à reunião marcada (4ª feira) onde a nova Educadora, a Susana foi apresentada. Mas já íamos com outro objectivo: a insistência sistemática do Martim em dizer que não gostava da escola fez-nos pensar em propor a passagem dele para a sala dos 4 anos. Aliás, ele próprio já tinha pensado numa solução, por sua iniciativa: queria ir para a sala dos 4 anos, mas queria dormir a sesta, por isso vinha dormir à sala dos 3 como a Raquel (uma coleguinha dos 4 anos) já faz agora. Pior - no dia da reunião foi a minha Mãe que o foi levar e ele ficou preocupado porque assim o Avô já não podia pedir para ele mudar de sala e, à chegada à escola, apontou para a Cristina (a Psicóloga e filha da Directora - a Tina) e disse à Avó: é com esta que tens de falar para eu ir para a sala dos 4 anos. Não faço ideia como é que ele descobriu!
Enfim, após uma conversa com a Tina e com a Cristina, em que votámos a fazer o resumo do status quo do Martim e, sobretudo, da mensagem que ele quer fazer passar de que detesta a esola, elas concordaram que o melhor era fazer-se a experiência de mudar de sala, vindo apenas dormir à sala dos 3 anos. Ficámos contentíssimos, até porque não esperávamos resposta tão pronta.
Resultado: está radiante. Recebeu a notícia com dois polegares no ar e um sorriso malandro. Ontem falámos com a nova Educadora, a Ângela, e conhecemos a auxiliar, a Susana. Ficámos muito satisfeitos. Já conseguiu escrever o nome, em maiúsculas, e ficou super feliz. A verdade é que sente que vai realmente aprender alguma coisa, e esse estímulo estava a fazer-lhe uma falta enorme. Hoje até perguntou se amanhã ia à escola, mas, ao contrário de outros dias, porque queria ir. E também hoje, no Viriato em Cascais, onde fomos jantar, lhe perguntei:

Eu - Martim, de que é que gostas mais e de que é que gostas menos na escola?

Martim - Gosto mais de tudo.

Eu - E de que é que gostas menos?

Martim - De nada.

Será preciso dizer mais alguma coisa?!

Sem comentários: