Este polémico e perturbador livro de John Cornwell reflecte sobre as acções e omissões do papa Pio XII enquanto Cardeal Pacelli, e mais tarde após ser escolhido para Papa.
É de leitura fácil e interessante, embora a tradução para português tenha bastantes erros que não sei se se limitam a ser tipográficos. Mas é perfeitamente legível.
As conclusões que se podem tirar até agora, 4/5 do livro, são de um envolvimento bastante infeliz da Igreja Católica na 1ª e depois na 2ª Guerra Mundiais. Aparentemente, o próprio John Cornwell terá numa entrevista posterior (2004?) enfraquecido um pouco a sua atitude, dizendo que o Papa estava demasiado limitado na sua capacidade de acção, o que poderia reduzir a sua culpa tal como apontado no livro.
terça-feira, dezembro 18, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Pio XII tem passado negro....
quando era cardeal Pacelli... ele intruiu o partido católico de Centro (Zentrum) a votar a favor de 1 lei de exceção em 1933 que dava imensos poderes a Hitler... em troca... o III Reich assinou concordata com o vaticano. Pacelli participou da assinatura da concordata.
Pacelli e o Vaticano não tomaram nenhuma atitude contra os prelados alemaes e austriacos que apoiavam Hitler. Nem se importaram com a presença de capelães na SS e Wehrmacht.
Pio XII nao condenou o padre Jozef Tiso, ditador eslovaco (pró-nazista).Tiso massacrou judeusmciganos e opositores.
Tampouco condenou o regime Ustasha (Croácia) liderado por Ante Pavelic. o regime era nazi-catolico e exterminou opositores, ortodoxos servios, ciganos e judeus... a crueldade Ustasha escandalizava até mesmo os nazistas! Padres participavam pessoalmente das atrocidades... promoviam conversoes forçadas,torturas e assassinatos.
Pio XII foi alertado ... mas se omitiu criminosamente.
Depois da guerra... varios nazis e ustashas(Mengele,Eichmann,Pavelic etc.) fugiram da Europa com ajuda do Vaticano,CIA e Cruz Vermelha (Ratlines). Os prelados Hudal*,Draganovic**,Montini***,Tisserant,Caggiano e Siri estavam envolvidos com as Ratlines.
*austriaco, membro do NSDAP
**croata e antigo oficial de Pavelic.
***ele se tornou o papa Paulo VI
Enviar um comentário