domingo, novembro 29, 2009

Leituras -Carta sobre a felicidade e Da vida feliz

Editadas conjuntamente pela Biblioteca de Editores Independentes, a Carta sobre a felicidade de Epicuro e Da vida feliz de Séneca são uma boa leitura. Atrasei-me mais uma vez no meu comentário, uma vez que já as li há uns meses... tempus fugit!

Sem querer vender as ideias ao quilo, devo dizer que me senti meio ludibriado por concluir que a carta de Epicuro ocupa aí uns 7% do livro, com boa vontade. Ainda assim, interessante q.b.:
Assim, o mais temível dos males, a morte, nada tem a ver connosco: quando somos a morte não é, e quando a morte é somos nós que já não existimos!
Séneca está mais bem representado, com o remanescente que o Prefácio concedeu ao livro. Vale realmente a pena ser lido, e aqui fica uma perolazinha:
Se um desses individuos que ladram contra a filosofia vier repetir-me o seu refrão costumeiro: «Porque é que és mais corajoso nas palavras do que na vida? [...]»
Agora vou responder-te: «Não sou um sábio e [...] não o serei nunca. Exige, pois, de mim não que seja igual aos melhores, mas que seja superior aos maus; é bastante para mim diminuir todos os dias um pouco dos meus defeitos e repreender os meus erros. Não alcancei a cura e nunca serei capaz de o fazer; [...] mas, na verdade, se comparo as minhas pernas com as vossas, ainda que débil, sou um corredor.»

1 comentário:

Luis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.